sexta-feira, 18 de novembro de 2016

OS TEMIDOS E CONTROVERSOS DNFs

Livros abertos





Olá e bem-vindos a este meu cantinho!

E vamos abrir as hostilidades com..... DNFs!

O-oh já começamos por algo polémico, não assim é assim, geeks desta página? Mas como um verdadeiro geek não tem medo de enfrentar assuntos cabeludos ou quejandos - a não ser um corte da sua bem estimada trunfa - aqui vamos lançar-nos a este (às vezes) controverso assunto.

Em conversas com amigas livrescas, noto que temos todos reações diferentes ao deixar um livro a meio: há quem cerre os dentes e continue, há quem dê um número de páginas certo e há quem até desista logo após as primeiras páginas lidas, se não lhe agradar.

As justificações para cada comportamento são variadas e todas plausíveis.  Há quem continue porque gastou o dinheiro no livro - e se os livros são caros cá em Portugal! E depois há quem dê as protocolares 100 páginas e decida ou quem, num impulso ( ou assim parece para quem vê) descarta o livro após meia dúzia de páginas.

Pessoalmente, este assunto veio a propósito de ter-me apercebido que só este ano - e que ainda não acabou - já deixei de lado para nunca mais pegar, o equivalente á soma de todos os livros que deixei em todos os meus anos de leitora. Perguntei-me, de mim para mim, o que se andará a passar comigo? Será que estou em burn-out com os livros? Será que tenho andado a pegar em histórias piores? Será uma fase?
Chego á conclusão que tive um ano de leituras fabulosas e que não me contentei com menos do que isso e que, quando a história não me agarrou o suficiente deixei o livro de lado, porque a máxima "so many books, so litle time" aplica-se á letra. Tenho tantos e bons livros, tantas e boas recomendações que estar a perder tempo com um livro que não é para mim, não me faz sentido e até parece criminoso - é um crime desperdiçar tempo!
Atenção: não digo que os livros são maus só porque não atinei com eles. Cada livro tem o seu leitor, por assim dizer e o seu a seu dono.

Já li livros que não gostei até ao fim, na esperança de encontrar o arco-íris que fizesse a leitura valer a pena. Mas agora não faço mais isso. É uma escolha minha, de como giro o meu tempo e as minhas prioridades.

Neste assunto não há fórmulas nem soluções - cada um faz como lhe parece melhor e como se sente mais confortável. Queremos gostar do livro que temos em mãos e quando isso não acontece, parece que desiludimo-nos um bocadinho. Mas é só um bocadinho....até vir a próxima grande leitura!

E vocês? Qual é a vossa opinião neste assunto? Deixam muitos livros para trás ou fazem um esforço mesmo que não estejam a gostar? Digam-me tudo.

Kisses da vossa Geek

5 comentários:

  1. Eu quando não gosto, desisto. Farta de fretes, estou eu, eheheheh!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dora eu também faço isso agora, mas confesso que nas primeiras vezes fazia com relutância, pois havia sempre algo que me dizia que possivelmente no próximo capítulo iria haver algo que iria fazer valer a pena todo o "sacrifício". Mas como ler para mim é um hobby, algo que faço por gosto, não pode caber a ideia de sacrifício, portanto, deixei-me disso.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Como te respondi no Say Hello to my Books, isto realmente é daqueles temas que cada um tem a sua mania. Não gosto nada de abandonar livros, mas concordo que é um desperdício de tempo se não estamos a gostar. Felizmente tenho escolhido livros de que gosto, na maior parte das vezes! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, completamente de acordo! Cada um tem a sua forma de lidar com os livros que não lhe enchem as medidas.
      Como tenho o hábito de experimentar quer novos géneros quer novos autores, ás vezes acontece disto. Mas não me desencoraja.
      Beijinho

      Eliminar