domingo, 18 de dezembro de 2016






Vamos Geekar com Séries de Época 2


Agatha Christie

Um das grandes escritoras de crime mundial - e certamente uma da mais conhecidas - e fonte de inesgotáveis versões televisivas dos seus livros.
Os detetives dela são por demais conhecidos e decidi juntar todos neste post de quase homenagem a esta "instituição", que é Agatha Christie.

Esta simpática senhora inglesa, uma avó digna de qualquer série de drama de época, tinha uma mente um pouco macabra. Ela aproveitou a sua experiência enquanto enfermeira durante a I Guerra Mundial, para ficar com um manancial de conhecimentos médicos, que mais tarde iria utilizar. Mas não se julgue que há muito sangue - é apenas o refinamento de enredo e de causas para o crime que constitui o centro dos livros dela.
Os detetives designados - que passarei em seguida a ilustrar - são confrontados com crimes de solução virtualmente impossível, apenas deslindados pelos seus extraordinários poderes de observação, dedução e lógica imbatível.

O mais conhecido de todos será Poirot.


Quem não se lembra da famosa frase dele referindo-se ás suas "células cinzentas"? Este grande detetive belga - e não francês, como toda a gente teima em se lhe referir! - antigo polícia, na sua reforma transforma-se em grande detetive privado, ao qual chegam os grandes crimes insolúveis de gente da alta sociedade mas também de gentios. Com a sua calma e dedução (e também um bocadinho de TOC), ele avança na solução do crime com implicações várias, sempre com a sua equipa em redor para o ajudar nos seus intentos, em busca da verdade.
O "meu" Poirot será sempre o actor David Suchet - para mim, ele encarna tudo aquilo que os livros de Agatha Christie me transmitem desse personagem.


A senhora que se segue também não é uma estranha. Será Miss Jane Marple, moradora na pacata vila inglesa de St Mary Mead.

Esta velhota simpática e aparentemente metida consigo própria é dona de uma mente aguçadíssima. Nada lhe escapa em termos de observar os outros e em aplicar a sua própria experiência de vida para poder chegar ao criminoso. Ninguém lhe dá grande crédito, todos começam por tratá-la como um grande empecilho, mas cedo descobrem que esta senhora de aparência tranquila e até meia aérea está mais em sintonia com o que a rodeia do que os policias "á séria".
Esta personagem já teve várias versões: a primeira que me lembro de ver tem Joan Hickson, nos anos 80

e mais recentemente, vemos Geraldine McEwan, falecida a meio das gravações da série

e substituída por Julia McKenzie.

Todas, para mim, têm o perfil que imagino em Miss Marple a partir dos livros, embora a minha preferida seja a Geraldine McEwan.


E finalmente, chegamos ao único par de detetives e também aos que menos versões televisivas tiveram - Tommy e Tuppence.
Eles são namorados, noivos e detetives particulares. Também são os únicos que, ao longo dos livros "envelhecem" ou seja começam por namorados nos loucos anos 20 e vão, em cada livro, mudando o seu estado - casados, com filhos, a viver a reforma. Têm uma dinâmica muito engraçada: o Tommy mais cerebral e a Tuppence mais emocional. 
As séries têm como protagonistas, na mais recente David Williams e Jessica Raine


e na mais antiga, dos anos 80, Francesca Annis e James Warwick



Por último, temos uma mini-série televisiva recente, baseada no livro And There There Were None ou As 10 Figuras Negras, que não tem um detetive per si, mas várias pessoas que tentam descortinar o porquê  de terem sido convidadas para uma festa numa ilha isolada. Tem atuações espetaculares e é para mim o livro com o enredo mais invulgar de sempre.


A série conta com um elenco de luxo onde se contam Sam Neill, Miranda Richardson e Aidan Turner.

E vocês, gostam de Agatha Christie? Gostam destas adaptações? Eu adoro e sempre que as vejo passar na televisão, páro e vejo. Os cenários são requintados e adequados á época que retratam, o guarda-roupa irrepreensível e as paisagens lindas.

Kisses da vossa Geek

7 comentários:

  1. Sou uma enorme fã de Agatha Christie :) Já li imensos dos seus livros e, tal como tu, ando sempre a tentar ver as suas adaptações. Adorei "And then there were none" :D e até foi um dos primeiros posts de 2016 do meu blog paradito (http://sededeinfinit0.blogspot.pt/2016/01/serie-bbc-agatha-christies-and-then.html)
    Boas recomendações ;) Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina

      Agatha Christie para mim e sinónimo de boas histórias e excelentes adaptações.
      Obrigada

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Gosto, mas nunca vi as adaptações. Só li dois livros. Gostei dos dois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então vê pelo menos As 10 Figuras Negras - é uma mini-série de 3 episódios e que tenho a certeza que vais gostar. O final vai-te surpreender.

      Eliminar
  3. Olá Elisa,
    Gosto muito da adaptação do Poirot =D Andou a dar na RTP Memória e também na Fox Crime!
    Ainda não vi a mini-série das 10 figuras negras mas quero muito ver. Ando é com muita, muita preguiça para ver séries e filmes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Patrícia

    Mas vê mini-série que vale muito a pena - grandes interpretações e grande enredo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar