quarta-feira, 7 de junho de 2017

Reflexões sobre a Feira do Livro

(FLL de 1931)

Esta é aquela altura do ano em que os livrólicos perdem a cabeça - e a carteira - e rumam ao "santuário" do Parque Eduardo VII, ou seja à Feira do Livro de Lisboa.
É um evento incontornável, pelo qual todo o leitor anseia, e, que só mesmo por uma impossibilidade maior é que não irá, pelo menos por umas horas, satisfazer a "gula" de andar de stand em stand, folheando aqui, lendo acolá, comparando preços, e, no geral, absorvendo toda aquela atmosfera de livros e autores, que é única.
Eu própria fui no fim de semana que passou, e, como não podia deixar de ser, trouxe uns livrinhos para casa, porque - eu até nem tenho nada nas estantes para ler (estou a brincar!). Mas livros nunca são demais, é o mantra que repito para mim mesma.
Mas, se nos outros anos - este foi o 4º ano consecutivo - fui "sem rei nem roque", ou seja, sem planeamento e comprava, comprava e comprava, este ano fui munida de eventos - nomeadamente, sessões de autógrafos a que queria ir - quer de preços de livros do dia e promoções afins. E correu muito melhor, que vou passar a explicar.
Eu tenho uma lista infinda de livros e, se for a dar crédito à minha lista de desejos, teria gasto o orçamento, logo nas primeiras duas bancas.
O fazer uma lista dos livros do dia ajudou a que eu desse prioridade aos que realmente quero ler em breve - até ao final do ano - em detrimento de pechinchas, por serem pechinchas. Fiz isso nos outros anos e arrependo-me,  pois os livros estão lá, foram baratos sim senhor - mas, e o interesse para os ler? Se houve algum, passou. E agora, olho para eles e digo " mas o que é que tu estás aqui a fazer?" Mas também não me consigo decidir a livrar-me deles, pois alguma coisa me deve ter chamado á atenção, para eu os ter selecionado, entre os milhares que lá estavam.
Outra coisa que me facilitou a vida, foi ter ido diretamente e em primeiro lugar aos sítios onde estavam as minhas seleções, e só no final, dar uma volta geral. Ajudou muito para pôr os gastos e prioridades em perspetiva - "quero mesmo ler aquele livro ou só o quero porque está barato?"
Isto tudo, e ter respeitado o orçamento que me impus, fez com que não viesse desta feira com a sensação de ter trazido muita coisa, para depois o interesse esfriar, no entretanto.
E vocês? Que dicas seguem? Digam-me tudo nos comentários.
Kisses da vossa Geek

10 comentários:

  1. Olá Elisa
    Eu sei sempre o que vou comprar, n me interessa se o livro do dia for barato ou se houver pechinchas a 3€.Ter na estante só porque foi barato, para mim não funciona. Prefiro comprar 4 ou 5 livros que realmente sei que (em princípio)vou gostar porque conheço os autores, do que comprar essas pechinchas baratas que sei que nunca irei ler.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Elsa. Mas penso que todos os livrólicos sofrem deste mal - "olho gordo" para livros. Ainda para mais se tiverem um leque alargado de géneros que gostam - como e o meu caso. Extrapolando - qualquer livro potencialmente me interessa. O que aprendi foi a dar prioridade àqueles que tenho super-curiosidade. Mas ainda levou um tempinho até aprender a fazer isso...mas já está.
      Bjinhos

      Eliminar
  2. Eu há dois anos fui com a ideia de comprar imensos daqueles livrinhos de bolso da Leya, por ficarem mais baratos, e de resto fui com zero estratégia. No ano passado já fiz uma pequena listinha, da qual fugi um pouco, é certo, mas ajudou. Este ano fiz listinha também, e já houve uma fuga ou outra, mas nada de especial. Eu acho que ajuda :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bárbara
      Eu também penso que ajuda, pelo menos a mim ajudou. E cada pessoa terá o seu método pessoal para conseguir resistir às tentações, porque senão, o "olho gordo" dos livrólicos só mete em sarilhos.

      Eliminar
  3. Olá Elisa,
    Eu percebo bem a tentação!
    Já há alguns anos que levo a minha lista mas acabo sempre por comprar um ou outro que não estava na lista porque está barato e a sinopse parece-me interessante. O que me ajuda a manter-me mais controlada é ter um orçamento não muito "abonado" porque senão era mesmo a desgraça LOL
    E sofro do mesmo..."nada por ler em casa" LOLOLOL (Só que não LOLOLOL)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Mas com o teu ritmo de leitura, até que não é totalmente disparatado se comprares mais - o problema é o dinheiro que não cresce nas árvores e nós que queremos ler de tudo um pouco. Tu e a tua folha de Excell já são mais conhecidos que o Papa hehehe
      Somos umas desgraçadinhas...nada para ler, só folhetos do Lidl, como diz a Vera Brandão.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Eu fui para conhecer o gajedo youtubal e adorei!
    A feira em si é gira mas preferi o combibio :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tu não embandeirás-te - foste especificamente para o convívio e foi isso que aconteceu. E quando é assim, não há desgraças....

      Eliminar
  5. Este ano até comprei muito mais do que estava à espera. Não planeava nada de especial e já comprei 4 livros e ando com mais 1 ou 2 debaixo de olho.
    Não levo listas, aliás, não faço listas para nada. E tento, cada vez mais, não comprar livros que não vou ler já.
    Mas como resistir a um Saramago (O Ano da Morte de Ricardo Reis), ao meu livro favorito que ainda não tinha na estante (A Teoria dos Limites, de Maria Manuel Viana) ou às pechinchas da Relógio D'Água (Noite e Dia, da Virginia Woolf)?
    Confesso que só comprei o "O Suplente" do Rui Zink porque estava um bocado deprimida nessa tarde, o livro estava baratíssimo, tem uma capa maravilhosa e ... bem, Zink, é Zink, é sempre bom, não é?
    Estou aqui, vai, não vai a pensar ir aproveitar o desconto da feira e ir comprar o "A avó e a neve russa", que estive a ouvir o João Reis e ainda fiquei com mais curiosidade no livro. Ora, eu já sei que o vou comprar mais tarde ou mais cedo, mais vale aproveitar o desconto da feira, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia mas essa é toda a lógica melhor de comprar na Feira. Se sabes que vais ler impreterivelmente - e se pudesses, era já ontem - ou no caso de um livro favorito, comprar se não temos, ou gastar um pouco mais numa edição que adoramos, não tem nada de mal. Também trouxe 2 livros que não estavma nas lisas, mas que sempre quis....
      Eu estou a querer ler tudo, pelo menos até à próxima FLL isto se não for até ao final do ano. Não quero "monos" até porque - afinal, eu comprei-os como prioridades, não é?

      Eliminar