sábado, 3 de dezembro de 2016






Opinião

You, Me and Other People





Comprei este livro numas promoções do site Book Depository, com  o rótulo de "thriller" - falavam em segredos de família e eu fiquei interessada.

Beth e Adam Hall são um casal absolutamente normal, rotineiro, desses que vemos todos os dias e assumimos que nada nas suas vidas é complicado. No entanto, há uns quantos esqueletos no armário que ameaçam sair para a luz do dia. Com esta premissa bastante tentadora, combinei leitura conjunta com a Dora Marques do canal do YT Books and Movies.

Á medida que íamos avançando na narrativa, apercebemo-nos de 2 coisas: primeio que o livro demorava imenso a desenvolver e 2ª que o elemento de thriller não aparecia. E chegámos ambas á mesma conclusão a meio do livro.

Efectivamente, o livro foi "vendido" como thriller, mas para nós tem mais o andamento de um romance romântico. Se nos tivessem dito que iríamos ler um livro de romance açucarado, as nossas expectativas teriam sido ajustadas a tal. Assim, ficámos eternamente á espera de uma reviravolta na história que justificasse o rótulo de thriller psicológico, reviravolta essa que nunca veio. Os esqueletos no armário acabam por ser um desfiar de segredos por uma parte e da aceitação da outra. Não há aqui segredos mútuos, conspirações, nada. E isso está tudo muito bem, mas não era a impressão com que tínhamos ficado.

A escrita é fluida, os diálogos são sarcásticos e engraçados

a cock is a cock is a cock

mas as personagens não me marcaram de modo nenhum e no final fiquei com a sensação de ter sido enganada. E isso não ajudou na minha perspetiva do livro.

Se este livro tivesse que ter um sub-titulo seria "boys will be boys" e as consequências que daí se pode retirar.

Kisses da vossa Geek



quarta-feira, 30 de novembro de 2016







Vamos á Cinematona

Pois é meus geeks - nem só de livros eu vivo. Gosto muito de cinema, embora nestes últimos anos tenha andado um bocadinho arredada, por causa das inúmeras séries fantásticas que sigo. Mas isso fica para uma outra altura.

Neste momento venho apresentar-vos a minha TBS - To Be Seen - para esta maratona de cinema, que vai decorrer durante todo o mês de Dezembro e que foi promovida pela Dora Marques, do canal do Youtube - https://www.youtube.com/user/dorasantosmarques

Ora vamos ás categorias:


CATEGORIA 1 - Um filme que andas a adiar





CATEGORIA 2 - Um filme erótico





CATEGORIA 3 - Um filme do Holocausto







CATEGORIA 4 - Um filme de animação







CATEGORIA 5 - Uma adaptação







CATEGORIA 6 - Um filme cliché






CATEGORIA 7 - Um filme com argumento de Stephen King






CATEGORIA 8 - Um filme sobre um história verídica







CATEGORIA 9 - Um filme dos anos 80






CATEGORIA 10 - Um filme de terror







CATEGORIA 11 - Quero este gajo/gaja só para mim






CATEGORIA 12 - Ver um filme recomendado por alguém a participar na Cinematona.


Este vai ser surpresa.....


E vocês - vão participar? Contem-me tudo.

Kisses da vossa Geek






terça-feira, 29 de novembro de 2016





TBR para a Maratona Potter -a-Thon


É altura de maratonar, meus geeks e aqui fica a minha TBR para a #potterathon, organizada pelas booktubers Elsa e Filipa dos canais do Youtube Ordem D`Aviz e Filipabooks respetivamente.

Vamos então aos desafios e os livros que lhes vou associar:

-DESAFIO 1 - Ler um livro da saga Harry Potter - não irei fazer


-DESAFIO 2 - Lê um género literário que tenhas descoberto á pouco tempo e que gostaste.





Este vou ler em conjunto com a Mafalda Alves do canal A Soberana da Noite.


- DESAFIO 3 - Lê um livro de um autor popular.




- DESAFIO 4 - Inicia uma série ou lê um livro com mais de 400 páginas.






- DESAFIO 5 -  Fazer uma leitura conjunta.



Este vou ler em conjunto com a Dora do canal Books and Movies.


- DESAFIO 6 -  Lê um livro cujo protagonista seja um rapaz/homem ou cuja capa tu gostes - Aqui vou repetir o livro A Coisa Terrível que Aconteceu a Barnaby Brocket.


- DESAFIO 7 - lê um livro de fantasia ou qualquer outro género á escolha - Aqui vou repetir o livro Uma Fortuna Perigosa.


- DESAFIO 8 - Lê um livro ou um conto que se enquadre nesta quadra - Não vou fazer.


 - DESAFIO 9 - OBRIGATÓRIO* - De todos os livros que leste, diz o que mais te impressionou e escreve o porquê na página tuga- a-thon, no Facebook.


- DESAFIO 10 -  Lê um thriller ou um livro de terror







-DESAFIO 11 - Pega em 2 livros que queres ler, coloca uma moeda em cima de cada um, uma com a cara voltada para cima e outra com a coroa voltada para cima. Pega numa terceira moeda e deita ao ar. Se calhou cara, vais ler o livro que tem a cara voltada para cima e vice-versa.



Este também vai ter direito a leitura conjunta com a Dora.



- DESAFIO 12 - Lê um livro cuja ação se passe num castelo, escola ou mansão - vou repetir o livro A Pedra da Lua.

* para se habilitarem ao sorteio de um livro novo em PT.

E vocês aí desse lado, também vão participar? Digam-me tudo.

Kisses da vossa Geek



Canal da Elsa - https://www.youtube.com/user/hathor100

Canal da Filipa - https://www.youtube.com/user/FilipaundBill

Canal da Dora - https://www.youtube.com/user/dorasantosmarques

Canal da Mafalda - https://www.youtube.com/channel/UCSZ3EjBAzklZCfGq9tVffVg




domingo, 27 de novembro de 2016





Vamos geekar com....séries de época #1


DOWNTON ABBEY




Para quem não sabe, aqui me confesso: adoro séries de época, sou uma viciada assumida em boas séries televisivas que retratem épocas passadas.

Vou começar por uma favorita, mas que não será a nº1 - essa deixo-a para outro post.

Para quem não sabe, Downton Abbey é uma série que se designa como drama upstairs/downstairs ou seja, tanto destaque têm os patrões (upstairs) como os empregados (downstairs).

Ela começa no dia em que o Titanic se afunda e nele as esperanças de a herança Crawley se manter neste lado da família. Até bem dentro do século 20 em Inglaterra, uma mulher ( a não ser que fosse viúva) não podia ser dona ou administrar os seus bens, ou seja não podia ter propriedade - casas, terrenos, rendas: tudo pertencia e era administrado pelo elemento masculino mais próximo. Neste caso, a filha mais velha, Mary, iria casar-se com um primo, para que o pior não acontecesse. Mas aconteceu! O noivo ia a bordo do Titanic, em direção a Nova York e, para todos os efeitos, morreu. Qual a solução encontrada? Ir em busca do próximo herdeiro masculino, uma pessoa que nunca viram na vida e que têm de tentar persuadir a casar com uma das filhas, preferencialmente com Mary.

Aqui, entra Mathew em cena. Um jovem advogado, pouco habituado a mansões e a criados que fazem tudo por ele, desde vesti-lo a passar a ferro o jornal antes de ele o ler.




A premissa é esta e ao longo de 6 temporadas muitos assuntos importantes vão ser focados, até porque as épocas em que estas série se passa são épocas de  muita mudança: o movimento sufragista, o começo da emancipação da mulher, melhoramento das condições de trabalho, industrialização, 1ª Guerra Mundial e o mundo depois desse evento,  alteração do mundo rural inglês, os loucos anos 20, amor entre pessoas de classes diferentes e muitos outros assuntos que possivelmente esqueço.

Tudo isto filmado numa manor house verídica, o Castelo de Highclere, casa dos Condes de Carnarvon cedida para o efeito, com um guarda-roupa de cortar a respiração e uns diálogos e argumento como penso que só os ingleses sabem fazer - credível, real, com classe e estilo.




As interpretações são outra joia: há cenas em que até as palavras são desnecessárias para exprimir e nos fazer sentir as emoções que os atores nos conseguem transmitir apenas e só pelo olhar. Isto eu chamo de qualidade e classe na representação.
Temos de tudo:  o patriarca um tanto formal temperado pela sua mulher uma herdeira americana,



as filhas cada uma  com uma personalidade muito vincada e distinta,



a a desbocada mas de bom coração ( é a minha preferida: ela tem one-liners que ainda hoje me lembro).


Na ala dos criados, temos o mordomo intriguista e mau, a criada de quarto de bom coração, a copeira que gosta de flirtar com as visitas, o encarregado do pessoal masculino sério e formal.




Sei que há muita gente que não vê series de época por, á partida parecerem paradas e sem relevância, por retratarem épocas passadas, quando se passa exatamente o contrário. Gosto de uma historia bem contada e bem representada, seja ela passada em que época for. Mas gostos serão gostos e o seu a seu dono.

E vocês? Já viram? Têm curiosidade? Ou por outro lado, não gostam nem pensam em ver? Contem-me tudo.

Kisses da vossa Geek