quinta-feira, 8 de dezembro de 2016















EXPECTATIVAS VERSUS REALIDADE



Geeks desta página, quem nunca se sentiu defraudado com um livro?

Pois é...sempre que vou classificar um livro no Goodreads, com uma classificação baixa - pois para este expectativa vs realidade não entram as surpresas boas - confronto-me com esta questão: o que é que se passou? Peguei neste livro com uma expectativa e foi tudo ao contrário!

Com esta premissa pensei que, por mais que não queira ler sinopses, opiniões e demais informações sobre o livro, faço sempre uma ideia geral do que irá tratar - e se me irá agradar. Quanto mais não seja o género em que se insere. A partir desta informação, irei fazer assunções sobre o que esperar desta leitura, que tipo de ritmo irá ter o livro.
Não acredito em "ódios" a livros - simplesmente há livros que são para mim e outros que não são para mim. Cada livro tem o seu leitor e está muito bem assim: o que para mim não me tocou e até me irritou o tempo que eu despendi a ler esse livro, pode ser a leitura do ano ou da vida para outra pessoa. Embora haja livros que categorizamos como mais "sérios" ou mais "light", todos são necessários. Sendo eu uma leitora de diversos géneros literários, é bom ter esta panóplia á disposição, para ir intercalando as leituras mais "pesadas" e reflexivas com algo que me descontraia e que me impulsione a virar páginas.
Mas a questão das expectativas tornou-se um fator, a meu ver, que faz ou destrói uma experiência de leitura.

Vamos começar pelo marketing da editora e do mundo editorial num todo. Não raras vezes há livros que são comercializados com determinado rótulo, para serem mais vendáveis ou ainda comparados a algum best-seller - as famosas "se gostou de...então vai gostar deste", o que me deixa sempre bastante de pé atrás para ler, pois nunca é remotamente parecido com  o best-seller a que as editoras, numa ânsia de vender, os comparam. Para mim, esse tipo de marketing não funciona ou em casos extremos funciona ao contrário. Tenho o exemplo recente do livro You, Me and Other People, que foi rotulado como thriller, a sinopse dá toda a sensação disso, quando a meu ver este livro estará mais dentro do romance contemporâneo, com um drama no seu centro. Nada mais e nada menos. E estaria bem, se me tivessem vendido este livro tal pelo que ele é. A pontuação foi baixa porque me senti enganada nas minhas expectativas.




Depois, temos as opiniões de outros leitores, que por vezes nos podem dar a ideia errada do que o livro é e se é ou não para nós. Todos nós conhecemos o mundo do Booktube e que mundo maravilhoso ele é! Muitas boas recomendações já eu retirei dele. Mas nos primeiros tempos após descobri-lo e, sem ter noção do que as pessoas que eu via gostavam de ler, qual o percurso delas enquanto leitoras, influenciei-me com alguns títulos que, mais tarde percebi, não eram para mim. Continuo a retirar imensas recomendações, mas agora já sei quais as pessoas que têm uns gostos parecidos e que sabem transmitir a sua experiência com o livro.

Por último e não menos importante, os autores auto-buy: aquele autor que livro após livro nunca nos defraudou, que compramos sem pestanejar e nem olhar à sinopse assim que um livro novo cai nos escaparates das livrarias, mas que escreve algo que sentimos não estar ao nível dos outros livros e ficamos desiludidos e de pé atrás quanto a comprar mais livros desse autor tão adorado.

No meio disto tudo há fatores que não se pode descartar e que influenciam qualquer uma destas hipótese que apresentei. E é tão simplesmente o livro errado na altura errada. Há determinados livros que necessitam de uma determinada disposição de espírito para os ler e que, se formos ler fora deste timing, tornam-se odiosos e fastidiosos, impedindo-nos de desfrutar dessa leitura como poderíamos.

E vocês, o que me dizem? Têm destas dificuldades ou sou só eu?

Kisses da vossa Geek

terça-feira, 6 de dezembro de 2016















Votação no Clube  dos  Clássicos Vivos



Olá meus Geeks!

Vamos todos votar para a eleição do clássico a ser lido em Janeiro e Fevereiro de 2017?




Kisses da vossa Geek










Opinião



O Espião Português - Livro 1 da trilogia Freelancer


Começo por dizer que este é o primeiro livro publicado por este autor.

André Marques- Smith é uma jovem estrela em ascensão, quer na política nacional, tendo as funções de chefe de gabinete e secretário pessoal do Ministro dos Negócios Estrangeiros português, quer na sua "vida" paralela, enquanto agente com nome de código Freelancer, ao serviço de uma agência de espionagem inglesa. Tudo lhe corre bem neste quadrante. No que toca á sua vida pessoal, bem, essa é uma questão complicada.
Mas um espião deve sempre esperar reviravoltas inesperadas, para mais quando se leva vida dupla. A traição vem de onde menos se espera....

Gostei do ritmo impresso após um inicio um pouco fastidioso e dito "normal", para um livro que vai tratar de espiões e jogos de bastidores. Mas quando o enredo começou a desenvolver, é em ritmo alucinante que somos arrastados por todo o mundo, atrás de André e das suas missões, venturas e desventuras. Os locais são variados e as caracterizações desses locais e das circunstâncias em que André lá se encontra.
O personagem principal é um tanto ou quanto estereotipado - o rapaz de boas famílias, bom filho, bom irmão, infeliz ao amor. Pelo contrário, as personagens que o rodeiam são mais densas, com mais profundidade, mais camadas. Gostaria de ter visto algumas delas mais desenvolvidas, embora também tenha noção de que é uma trilogia e que poderá haver hipótese de haver esses desenvolvimentos à posteriori.
O enredo deixou mais perguntas do que respostas no ar, mais uma vez por ir ter uma continuação, mas mesmo assim, gostaria de ter percebido as motivações para alguns acontecimentos.
A cena final também me pareceu um tanto forçada, inserida   de modo a que o protagonista tivesse um momento de epifania em relação à sua vida.
Apreciei muito a "grande revelação", embora tivesse desconfianças de uma parte dela, nunca pensaria na sua totalidade e aí foi um ponto muito positivo - conseguiu surpreender e levar a ainda mais questões.
A escrita é fluida, é um livro que nos mantém a virar páginas para saber o que mais se vai passar em seguida. O protagonista mantém um diálogo constante com o leitor.

No conjunto, é promissor e espero que nos próximos livros eu possa assistir ao crescimento do protagonista e ver respondidas as questões que levo deste livro. Certamente que não irei perder a continuação.

E vocês, meus geeks - já leram, têm curiosidade ou nem por isso? Contem-me tudo.

Kisses da vossa Geek