quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Opinião

Sempre Vivemos no Castelo



" somos tão felizes"

Aclamado como um dos livros de referência no que ao terror diz respeito, tenho que concordar com essa aceção, pois entrei para esta leitura com muitas expectativas e todas foram superadas. Acrescento que além do terror e suspense é também um drama vivido em vários níveis.

A historia é narrada pela perspetiva de Mary Katherine Blackwood, irmã de Constance, que foi acusada de matar toda a família, mas foi ilibada das acusações. Elas vivem na Mansão Blackwood, num sitio afastado da aldeia, com o seu tio Julian, outro sobrevivente da tragédia.  A narrativa divide-se entre as irmãs e o seu tio no tempo presente e com algumas reminiscências do passado, mais concretamente ao dia da tragédia e fala um pouco dos elementos da família, entretanto mortos.

Esta é uma narrativa sufocante, por se passar  num único espaço físico (a mansão) e que nos dá a total sensação de clausura, necessária para entender estas irmãs tão marcadas de diversas maneiras.
A escrita da autora mantém-nos sempre na expectativa  - a tensão e o mistério, a   principio ténues, começam a ficar mais acentuados á medida que o livro avança e que  percebemos o quanto estas irmãs estão destruídas, amedrontadas, perdidas e fechadas em si mesmas.
Acabei as últimas páginas em frenesim, porque queria perceber tudo o que se passava naquela casa. De certo modo, esta narrativa fez-me lembrar Manderley, a famosa mansão que Daphne du Maurier criou como símbolo de tudo o que Rebecca representava, assim a mansão Blackwood, decrépita e isolada é um espelho dos seus ocupantes.
Fiquei absolutamente maravilhada com este livro tão pequeno mas tão poderoso, cuja autora conseguiu o condão de me transportar para o meio da história.

Kisses da vossa Geek

6 comentários:

  1. Comprei 2 livros este mês como prendinha de Natal de mim para mim e este foi um deles :) Já li o "The haunting of Hill House" da mesma autora e gostei! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina
      Eu fiquei tão bem impressionada com a autora que quero ler muito mais dela. Depois conta-me o que acháste.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá!
    Pois, já vi opiniões muito controversas sobre este livto. E isso faz-me querer lê-lo assim que conseguir. A história parece interessante.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      A história é muito interessante quanto mais que o terror é sobretudo as cabeçaa daquelas irmãs e não entidades sobrenaturais. Quando leres gostaria de saber a tua opinião.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Elisa,
    Mesmo que eu não tenha gostado, fico contente por teres adorado. É sempre bom perceber os pontos de vistas e sensações de alguém que tem uma opinião diferente da nossa =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita

      E assim é que conseguimos perceber coisas que até nos escaparam com a nossa leitura - vendo opiniões diferentes da nossa. Apesar de não mudar a minha opinião, consigo ver o que tu achaste e o porquê não de ter agradado.
      Beijinhos

      Eliminar