quinta-feira, 15 de junho de 2017

Tag Feira do Livro




Kisses da vossa Geek

Historiquices de Maio

Catarina, A Grande



Kisses da vossa Geek
Projeto Um Ano Com a Jodi

Já temos livro escolhido para o mês de Julho.

Será o livro Para A Minha Irmã, que, inclusivamente, tem um filme baseado neste livro, com o mesmo nome.


Já sabem - quem se quiser juntar, basta dizer nos comentários e no final deste mês serão incluídos no chat de discussão.

Kisses da vossa Geek

Será que a leitura tem sexo?


Ao contrário do que o título possa sugerir, não vou falar no género erótico, nem se determinado livro tem demasiadas passagens X-rated.
O que me proporciona esta reflexão é o facto de a maioria dos blogues e canais literários amadores serem feitos, quase em exclusivo, por mulheres. Homens, com idades compreendidas entre os 30 e os 60 anos, parecem como que desaparecidos do panorama literário português. Quase se poderia dizer que os homens, nesta faixa etária, não leem. Será verdade?
Nesta minha curta experiência de blogues e canais, vejo que os homens, entre os 30 e 60 anos leem. Bastante. Mas, se por um lado, não gostam de partilhar as suas leituras com o mundo - salvo raras exceções - o seu ritmo é mais baixo e inconstante que o das mulheres, e só pegam num livro que realmente os preencha.
O que pude constatar nos poucos blogs de homens desta faixa etária, é que, se tiverem que passar três meses sem lerem duas letras juntas, não é grave e não se stressam, por não fazerem conteúdo para o blog. Da mesma maneira, são capazes de ler um livro por mês, mas esse livro ser muito gratificante. Não se impressionam com os últimos lançamentos editoriais - pelo contrário: têm tendência para fugir de tudo o que lhes cheire a muito comercial. Gostam de aliar uma boa história e uma excelente escrita, mas, se tiverem que escolher, a boa escrita vence sempre um enredo mirabolante. Gostam de ler e refletir sobre o que leram.

E as mulheres? Nós somos buliçosas, serial-readers e sempre inquietas. Lemos 10 livros num mês e achamos sempre que foi pouco, que os blogues e os canais podem sofrer com a falta (imaginária) de conteúdos. Gostamos de um bom enredo e uma boa escrita, mas na escolha - iremos escolher sempre a história apaixonante - é o que nos faz virar as páginas, em rápida sucessão, para podermos saber o final. Enfim, gostamos de açambarcar a experiência de leitura toda, de uma vez.

Analisando: homens e mulheres veem os livros de ângulos diferentes, mas numa coisa são iguais - retiram o que os satisfaz do ato de ler um livro, e isso é sempre válido.

E vocês - acham que se aplicam estas diferenças?

Kisses da vossa Geek