terça-feira, 20 de junho de 2017

Historiquices de Julho


Jane Austen
Pois bem, neste mês de muito calor, nada melhor que mergulhar de cabeça, no mundo muito composto e hipócrita de Jane Austen.
De certo modo, ela, que é uma das escritoras mais conhecidas e reconhecíveis do mundo, é um mistério em si mesma. Pouco se sabe sobre esta mulher, com uma capacidade de crítica e análise fantásticas, mas tão bem inserida na sociedade da sua época.
Jane nasceu em 1775, portanto em pleno reinado Hanôver, mais precisamente de Jorge III, o Louco. Morreu em 1819, já com o espectro das invasões francesas, por Napoleão atrás de si.
Dela sabe-se que tem 8 irmãos, que ela e Cassandra eram muito chegadas e que o pai era um clérigo pobre, que suplementava o seu orçamento dando explicações a alunos, que viviam na casa dos Austens.
Sabe-se que Jane foi pedida em casamento por 2 vezes e que de nenhuma delas se casou, tendo ao que tudo indica, sofrido um desgosto de amor. E que o livro Sensibilidade e Bom Senso teve como inspiração os tempos em que ela, a irmã e a mãe viviam "de favor" numa casa emprestada, nas propriedades de um dos irmãos dela, com todos os constrangimentos possíveis e imagináveis.
E não se sabe muito mais. Uma escritora tão carismática, mas com um véu tão grande de mistério em redor da sua existência.
Não poderia deixar passar a oportunidade de ficar a conhecer melhor esta senhora, que admiro tanto. As obras dela, enquanto sarcásticas, são retratos perfeitos da época e sociedade em que se inserem: a nobreza rural dá o mote à sua crítica, porque ela escrevia e descrevia o que conhecia melhor: os bailes das associações, as idas à igreja, e principalmente - o jogo do casamento. O tema central de todos os seus romances será o casamento, nas suas diversas formas. Ela desconstrói o ato, para melhor o poder satirizar e ao mesmo tempo glorificar, pois as suas heroínas têm sempre casamentos de sonho e por amor.
Aqui ficam sugestões de leitura, filmes e documentários


Livros


Documentários


Filme


Kisses da vossa Geek