sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Historiquices de Setembro


Agatha Christie
Para a reentré, uma senhora muito especial e rainha do crime em todo o mundo. Falo de Agatha Christie, a escritora mais reconhecida  e uma das mais prolíficas, mundialmente.
Agatha nasceu em Devon, em 1890, filha de pai americano e mãe inglesa, sendo a terceira criança do casal. Em 1896, a família muda-se toda para França e Agatha recebe toda a sua educação em casa, através de tutores e professores particulares. Aos 16 anos ingressou numa escola em Paris, sitio para onde iam todas as meninas bem nascidas e que desejavam receber uma educação mais formal. Ela saiu como uma excelente cantora e pianista.
Parecia tudo encaminhado para uma vida feita de festas e champanhe? Nem por isso. Ela conhece o seu primeiro marido, Archibald Christie e logo estala a I Guerra Mundial. Ele, sendo Coronel da Força Aérea Britânica vai imediatamente para frente e, a ela, durante a Guerra, é-lhe dado um trabalho muito proveitoso: enfermeira voluntária num hospital, imaginem onde? Na farmácia. Onde tinha acesso a todos os venenos. Ela própria confessa que foi esse trabalho que inspirou muitos enredos de livros.
Depois, vem a parte da vida dela que mais parece saída de um dos seus livros. Após o pedido de divórcio de seu marido, ela desaparece de casa, estando em parte incerta durante 11 dias. São feitas buscas inclusive de avião, coisa que nunca antes tinha acontecido. Ela é encontrada num hotel, com um nome falso e alegando uma amnésia. Nunca foi explicado o que realmente aconteceu, mas pensa-se que foi uma vingança do marido. Mas, até hoje, o mistério perdura...

Mesmo após o divórcio mantém o nome Agatha Christie, pois já na altura era uma escritora publicada e consagrada e, passado um tempo, casa com Max Mallowan, arqueólogo, o que fez com que ela viajasse muito ao longo dos restantes anos de vida e adquirisse conhecimentos em variadas áreas relacionadas, o que lhe permitiu escrever livros como Morte na Mesopotâmia e Morte No Nilo.
Não preciso de fazer uma lista exaustiva de seus livros e respetivas adaptações, pois eles são muitos e estão todos acessíveis em língua portuguesa.
Em termos de leituras, irei apenas destacar os de não ficção, dos quais eu irei ler um.

Livros




Documentário

Documentário de 2013 da ITV com a participação de David Suchet e o neto de Agatha Christie

Documentário biográfico Agatha Christie´s Garden

Kisses da vossa Geek

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Projeto Um Ano Com a Jodi


O Poder das Pequenas Coisas (Small Great Things)



Sinopse

Ruth Jefferson é uma enfermeira obstetra com mais de vinte anos de experiência. Um dia, durante o seu turno, começa uma avaliação de rotina a um recém-nascido. Minutos depois é informada de que lhe foi atribuído outro paciente. Os pais do bebé são supremacistas brancos e não querem que Ruth, afro-americana, toque no seu filho. O hospital acede a esta exigência, mas no dia seguinte o bebé enfrenta complicações cardíacas. Ruth está sozinha na enfermaria. Deve ela cumprir as ordens que lhe foram dadas ou intervir? O que se segue altera a vida de todos os intervenientes e põe em causa a imagem que têm uns dos outros.

Aqui está a escolha para a leitura de Setembro. Espero que gostem e  que se juntem a nós, em mais uma leitura polémica, no mínimo.

Kisses da vossa Geek