terça-feira, 29 de agosto de 2017

Demasiados Carnavais?

Utilizo esta expressão tal como também utilizo a "atirar a tudo o que mexe". Significa algo ou alguém que está sempre "lá", sempre presente, participativo e afirmativo. Será que é bom atirar a tudo o que mexe? Ir a todos os Carnavais?

A questão vem a propósito do facto de eu ter um blog com menos de um ano, e um canal ainda com menos tempo que isso, e, ao inicio, o meu primeiro impulso foi de mergulhar em tudo e fazer presença em todas as redes sociais, todos os desafios. Porque estava cheia de adrenalina e porque me apetecia fazer isso mesmo.
Tenho o maior respeito por quem cria projetos - afinal, também eu crio os meus e gosto que participem - mas sabia que iria regressar aos meus padrões normais, mais dia menos dia. Ao fim e ao cabo, acabava por ser demasiado para mim, de tal modo que se impunha a questão: se passava mais tempo online e em todos os desafios, passava menos tempo a ler, ou seja, a ter um eventual conteúdo para a minha página. Mas tudo o que participo é com o maior gosto e prazer. Mas faço-o ao meu ritmo.
Por outro lado, vejo pessoas que estão sempre "lá", sempre responsivos e atentos a tudo, a cumprirem 100 objetivos /desafios ao mesmo tempo. Se for assim que essas pessoas naturalmente são, então, ótimo. Mas quantas delas será que o fazem em "esforço", porque podem pensar que são esquecidas, desprezadas se não forem "a todas"?

Isto é muito importante de refletir, num momento em que cada vez mais se veem problemas de ansiedade e depressões, muitas vezes devido a sobre-exposição a redes sociais. Em que medida é que é demais? Em que medida alguém se pode sentir pressionado a entrar em "todos os Carnavais", não retirando dessa experiência prazer, mas sim pressão?

Kisses da vossa Geek