sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Projeto Um Ano Com a Jodi

Outubro


Uma Questão de Fé

Sinopse

“Em Uma Questão de Fé, Jodi Picoult lança-se uma vez mais numa temática polémica sobre fé, traição, milagres e mistério… mas o fio condutor da narrativa é sempre a força do amor maternal.
Pela segunda vez no seu casamento, Mariah White apanha o marido com outra mulher, e Faith, a filha de ambos, assiste a cada doloroso momento. Após o inevitável divórcio, Mariah luta contra a depressão e Faith começa a conversar com um amigo imaginário. A princípio, Mariah desvaloriza o comportamento da filha, atribuindo-o à imaginação infantil. Mas quando Faith começa a recitar passagens da Bíblia, a apresentar estigmas e a fazer milagres, Mariah interroga-se se sua filha não estará a falar com Deus. Quase sem se aperceberem, mãe e filha vêem-se no centro de polémicas, perseguidas por crentes e não-crentes e apanhadas num circo mediático que ameaça a pouca estabilidade que lhes resta.”

É este o livro selecionado para Outubro.

Já sabem - quem se quiser juntar à leitura conjunta a começar no dia 1 de Outubro, é só avisar nos comentários.

Kisses da vossa Geek


terça-feira, 12 de setembro de 2017

Snobismos da literatura



A propósito da recente polémica, entre os editores de duas casas muito conceituadas na nossa praça, apraz-me refletir que a tradição ainda é o que era. Os leitores é que mudaram.

Sempre houve quem apenas lesse as grandes obras, de autores conceituados, de "literatura" séria. Aquelas obras mais obscuras (ou totalmente obscuras), de difícil digestão e que dizemos que são "intelectuais", são o campo preferido de quem, por hábito, apenas procura o que o faça refletir e mudar, enquanto lê. Esse público não lê o que está "na moda", nem sai fora da "caixa": gostam do que gostam, ponto. Procuram obras específicas e não se perdem no mar de novidades que todos os meses inundam as livrarias.
Por outro lado, temos o leitor escapista, que, muito mais que um livro que o faça pensar, ele quer é divertimento, um escape por umas quantas horas. Não importa a escrita, apenas que a história seja "boa", para continuar a virar páginas em ritmo frenético e chegar ao fim com sensação de missão cumprida.


O que esta polémica veio pôr a descoberto é a visão das editoras do seu potencial público. 
Não quero entrar pela via de tomar lados, porque acho que há mercado para tudo, até para o leitor intermédio, como eu, que tanto lê obras de literatura, como, de vez em quando, também tem momentos em que lhe apetece algo de consumo mais rápido, um livro menos denso.

Não me choca que haja editoras direcionadas para cada tipo de leitor, pois assim, sabemos o que contar do catálogo de cada uma.
Mas as editoras não vivem do ar, e, por vezes um título ou autor mais "vendável" é necessário, para manter a editora à tona.  Os princípios e a pureza da arte é uma coisa fantástica, mas, no final do dia, há que pagar aos funcionários.


E vocês - o que pensam deste assunto?

Kisses da vossa Geek