quinta-feira, 5 de outubro de 2017

O problema da Portugalidade


Eu, leitora, me confesso: raros são os livros que leio de autores portugueses. Dos cerca de 50 a 70 livros que leio anualmente, possivelmente não leio 10 de autores nacionais /lusófonos.
O que faz com que isto aconteça? Pela minha parte, tem um pouco que ver com as leituras obrigatórias na escola e com a pouca divulgação que a maioria dos autores portugueses têm.

As leituras obrigatórias fizeram com que associasse os autores portugueses a sentimentos de obrigação, de chatice e aborrecimento mortais. Gostei de Camilo Castelo Branco por exemplo, mas foi caso único. O resto, completei, mas sem senso nenhum de prazer.
A segunda razão para mim, é a mais relevante, pois à parte de uma meia dúzia  - contada pelos dedos - de autores que, de cada vez que editam um livro, é louvores e publicidade por tudo quanto é sitio, os outros nadam num mar de ignomínia. À parte de um curto espaço de tempo logo a seguir à publicação do livro, raramente são lidos, falados ou recomendados. Parece que caíram da face da terra, para não mais serem encontrados. São aqueles que normalmente têm que ter um emprego que lhes pague as contas, e que escrevem por amor à camisola, pois de outra maneira, não escreveriam.
Enquanto que há uns quantos - com mais ou menos mérito, mas isso é discutível - em que se cria uma expectativa quanto à saída de um novo livro, em que os livros são lidos e repassados não sei quantas vezes, outros há em que simplesmente caem no esquecimento. E isso não me parece justo, pois num mercado editorial pequeno como o nosso, não se percebe como é que há autores que têm muita publicidade e outros que passam "debaixo" do radar. É um assunto em que também que as editoras dever-se-iam debruçar, pois afinal são elas que os representam e se não fizerem o seu trabalho em condições, vai-se refletir nas vendas (ou mais, na falta delas).

Quero começar a ler mais autores portugueses, mas fora desse circulo dourado, porque tenho ideia que há muito bom livro para ser lido, só que não é tão conhecido ou popular.
 E vocês? Qual é a vossa opinião? E, já agora, sugestões para este meu propósito?

Kisses da vossa geek