sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Parcerias - o bom, o mau e o vilão


Assunto espinhoso aqui. Se são sensíveis, fechem a janela e dirijam-se ao blog mais próximo, com fotos de gatinhos fofinhos.

Continuaram? Estão por vossa conta e risco. Depois, não digam que não avisei.
Parcerias há muitas e de variadas coisas: livros, maquilhagem, roupa, etc. É só dar um giro por blogs ou pelo Youtube, e encontra-se imenso desses vídeos / posts patrocinados. É uma maneira de as empresas terem um outro tipo de exposição ao mercado, mais acessível de certa maneira, do que pelos meios tradicionais.
A minha questão é: quanto é que essas opiniões são realmente verdadeiras? Será que o facto de o produtor de conteúdo receber os produtos de borla (e algum outro tipo de gratificação, que não se sabe), não vai influenciar a sua opinião acerca desses produtos?
Eu sou uma cética, e acho que há sempre um certo grau - para não dizer em algumas pessoas, imenso - de aliciamento, de parcialidade. Se receberam os produtos de borla, querem continuar a receber, quer dessa empresa, quer de outras, e irão dizer maravilhas, que é excelente, ótimo - não sendo talvez bem essa a realidade do produto / serviço em questão.

Falando no caso específico de livros, penso que há pessoas que se influenciam imenso com as parcerias formadas. Consegue-se ver que há verdadeiros malabarismos de linguagem, para que não soe que estão a dizer mal (no fundo, a dizerem que não gostaram) do livro, mas que soe sim, a positivo, para que os envios das editoras continuem a chegar. Já vi opiniões escritas que diziam uma coisa e o seu contrário, isto do mesmo livro e na mesma opinião. Não fico a perceber nada - com franqueza, não percebo onde é que o blogger / youtuber quer chegar: gostou? Não gostou? Algo soa a falso.
O medo de dizer de frente que não gostaram nada e que, se calhar lhes apetecia mesmo era mandar o livro pela janela fora, é suprimido pelo desejo de continuar a receber livros e mais livros. E no final, para quê? Para ficarem bem vistos? Por quem? E será que nunca ninguém os confronta com algo como " aquilo que recomendas-te é uma porcaria!" ? 

No meio disto tudo, sei quais são os blogs e canais que, tendo parcerias, não se deixam cegar pela "borla" e os quais confio que dão a sua opinião sincera.
Porque isto de opiniões é muito subjetivo, não nos podemos esquecer: o que pode ser excelente para mim, pode ser o lixo para outra pessoa. E vice-versa.

E vocês - são influenciáveis ou céticos?

Kisses da vossa Geek