quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Historiquices Novembro
Maria Antonieta


A rainha mais infame, mais caluniada e mais reconhecível de sempre, pela sua faustosa vida e morte trágica, simbolo de uma era a findar.
Maria Antónia nasceu em 2 de Novembro de 1755, tendo, curiosamente, como padrinhos de baptismo, os reis de Portugal - D. José e D. Mariana Vitoria.
Ela foi a penúltima dos 16 filhos da Imperatriz Maria Teresa de Áustria, que, sendo uma mulher dominante, sempre aterrorizou a sua filha, mesmo à distancia dos milhares de quilómetros que separaram o Hofburg de Versailles.
Com a morte de seu pai, a mãe de Antónia procurou alianças vantajosas para todos os seus filhos e, ela era a peça (ou peão) mais interessante, pois, com o casamento com o Delfim de França, punha-se termo à rivalidade e tensão de séculos, entre estes dois países.
Antónia foi uma criança feliz, muito embora fosse virtualmente ignorada pela sua mãe, sempre ocupada com assuntos de estado, mas tinha uma ama que lhe dava todo o conforto maternal. Mas, os estudos dela foram gravemente negligenciados por essa senhora, deixando-a assim, sem bases sólidas para assumir o seu papel de Delfina de França. 
Com o casamento, chegaram todos os problemas que, um enlace por procuração e entre monarcas tem: o casamento tardou a ser consumado, havia um sentimento anti-austríaco, até por parte do seu esposo e ela nunca foi realmente aceite em França, na corte, como Delfina e mais tarde, como Rainha. Procurou distração do deserto emocional que a rodeava na moda, nos jogos de azar, nos bailes. Mas infelizmente, isso só dispôs mais os inimigos da Coroa contra ela. Mas ela parecia que não se apercebia de nada.

Quando finalmente teve noção, já não havia nada a fazer. Ela cresceu, com os anos, ganhou algum traquejo, mas o mal já estava feito e não era pouco. E de qualquer maneira, naquela época e com o ambiente que se vivia, nem que ela fosse a melhor Rainha do mundo, iria ter exatamente o mesmo final. Foi o fim de uma era, e quando isso acontece, nada se interpõe nesse caminho.

Poder-se-á dizer que a morte de Maria Antonieta foi inevitável, sob muitos aspetos. Ela tanto foi vitima, como provocadora dessa má sorte. Penso que, devido ao clima politico e social vivido na altura, não havia escapatória possível.
Ainda assim é uma Rainha e uma personalidade fascinante e que viveu um dos períodos mais ricos da Historia mundial e que foi o percursor de muitas outras Revoluções, por esse Mundo fora.

Em termos de filmes há este

Livros







Documentários

Biografia do Biography Channel


Kisses da vossa Geek

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

O Macho Português


Hoje deu-me para um assunto menos livresco e mais mundano.
Pois então, esta espécie autóctone pode ser encontrada pela ruas, jardins e casas deste nosso belo país, mas vou me referir unicamente a uma variante, a que gosta mais de se refugiar nas redes sociais, fazendo dela a plataforma para as suas (supostas) seduções.

Todos os dias, encontramos por essa Internet fora "machos" que, apenas vislumbrem um decote ou uma sombra de biquíni, lá vão eles a correr, uivando como lobos na excitação da caça, pôr o seu like e botar os seus dois cêntimos nos comentários:

"Lindona" "Gata" "Sempre Linda"

e por aí adiante - as variações não são muitas e todas têm o mesmo propósito: fazerem-se notar por aquela fêmea, que, ao pôr uma fotografia, se expôs aos seus olhos. Também serve para uma espécie de apresentação para outro tipo de contactos. Nomeadamente pelas mensagens privadas, onde o teor varia de um convite respeitoso para um café até ao exibicionismo puro e duro, porque ao fim e ao cabo - "elas meteram-se a jeito".
Na mente destes machos de teclado, a fotografia, que eles consideraram ousada (até podia nem ser, mas vamos lá), ela está a pedir "algo". E eles querem imediatamente dar esse "algo".

Isto é uma questão puramente cultural, tal como foi comprovado por uma blogger de literatura, que fez a seguinte experiência: quando publicou três posts, em três dias consecutivos,  com umas fotos mais sugestivas, que nem eram dela - mas com livros na imagem e o post continuava a ter como tema a literatura - recebeu mais likes que nunca. E também, mais propostas indecentes que nunca! Quando voltou às publicações normais, desceu bruscamente o interesse por ela.

Será que o machismo e a objetificação das mulheres não irá parar nunca? Tenho fé nas gerações mais novas, que, tal como o meu filho, estão a ser educados a terem valores diferentes. É esperar para ver. Mas ainda temos um longo caminho a percorrer até à equidade. E até que esta espécie fique extinta definitivamente. 

E vocês - souberam de  algum exemplo, como o que relatei? Contem-me tudo.

Kisses da vossa Geek