quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Comentar ou não comentar....nem se põe a questão



Porque é sempre - sim! Comentem, digam de vossa justiça, falem.

Eu já estive - e durante muitos anos - no lado de apenas consumidora de blogs e canais. E sim, dá uma certa timidez de comentar. Ao fim e ao cabo, não conhecemos a pessoa de lado nenhum, nem a ela a nós (em princípio), há sempre um certo pudor, pois parece que estamos a espreitar o diário da mana mais velha, às escondidas.
Eventualmente, há aquele dia em que perdemos a vergonha e comentamos. E nada de mal acontece! Felicidade! Falamos e alguém nos ouviu e mais ainda - respondeu. Ficamos eufóricos e a partir desse pequeno momento, começa a desenvolver-se uma relação interessante entre duas pessoas, que são completas estranhas uma da outra. 

Estando agora do lado de produtora de conteúdos, o haver comentários é fundamental. Não basta pôr o like. Há que comentar. Não estou aqui a "obrigar" ninguém, mas realmente é uma grande parte do "porquê" de estar aqui, a editar posts, gravar vídeos e a gastar horas a editar. Uma grande fatia é por gosto e realização pessoais, sem dúvida -  nunca iria para a frente, com este tipo de projetos, se assim não fosse. Mas, a outra grande fatia, é pela interação gerada, pela sensação de pertença a uma comunidade, com os mesmos gostos que eu.
Nos comentários é que vemos qual o feedback do nosso público, o que desejam ver em futuras rubricas/posts/videos.
E, a não ser que nos calhe um troll, todos os comentários são bem-vindos até aqueles a discordar connosco, desde que feitos com respeito e fundamentados. Gosto que me desafiem com comentários que me façam pensar. Mesmo que não concorde com o exposto, são esses comentários que, por vezes, acabam por acender luzes no meu cérebro, quando desafiado com uma lógica diferente da minha. 
Sei que há muita gente que lê blogs e vê vídeos e não comenta, por esquecimento ou por achar que o que vai dizer não é relevante....não pensem isso e arrisquem. Faz parte da experiência.

E vocês - fazem conteúdos? O que pensam? Ou, se forem só consumidores, comentam? Já tiveram alguma má experiência neste sentido?

Kisses da vossa Geek