quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Ler o que toda a gente lê



Bastas vezes falo com meninas de outros blogs , canais e até só espectadoras e é uma "queixa" recorrente: parece que toda a gente lê os mesmos livros e dá a sua opinião. Já discuti isso no sentido das parcerias e não é por aí que vamos hoje.

A questão é: toda a gente ler o mesmo livro, porque quer entrar na conversa e estar "por dentro".
A comunidade literária, quer de blogs, quer de Youtube, é muito vasta e, quando há um livro que é um hit, toda a gente quer ler naquele segundo. Vemos os vídeos de canais estrangeiros, gostamos do livro e vamos ler. Quando as editoras portuguesas finalmente o traduzem, é um tal de 50 opiniões do mesmo livro, quase ao mesmo tempo. Porque toda a gente quer participar na discussão e, para participar de uma forma alargada, vai ter que ler aquele livro. Aquele que está em todos os escaparates e em todas as estantes dos livrólicos. E isso é um movimento de inclusão  e de interacção do qual estou perfeitamente de acordo. É desta forma que se criam sinergias, projectos em conjunto e até amizades. É neste encontro de pessoas com um gosto partilhado - as leituras - que isso acontece.
Por outro lado, temos imensos "ilustres desconhecidos", livros que têm o potencial de serem tão bons ou tão maus quanto os outros, mais badalados, mas que simplesmente ninguém (aparentemente) os lê ou se os lêem e, como não vêem mais ninguém falar neles, calam a opinião e a experiência de leitura.

No meu caso pessoal, eu até sou aquela maluca que gosta de ver opiniões a favor e contra do mesmo livro, para perceber os pontos fortes e fracos e fazer uma escolha mais consciente de leitura e, possivelmente, de compra. Mas chega a uma altura em que há muitas opiniões que, no fundo, dizem o mesmo, porque há uma quantidade limitada de coisas que se podem dizer de um livro, sem estragar a experiência para ninguém. 
Ao mesmo tempo, se as pessoas leram e gostaram, também querem dar a sua opinião e participar nas conversas sobre o livro, porque é tão bom conversar sobre livros que mexeram connosco com pessoas que também leram e que têm algo a dizer sobre "aquela" personagem, o enredo, enfim, de tudo sobre aquele livro - há sempre algo a acrescentar numa análise ao livro, feita por diversas pessoas.
Eu tanto leio livros mais badalados como livros um pouco mais desconhecidos, ou pelo menos, que são pouco, ou nada discutidos. Há livros premiados dos quais nunca ouvimos falar e há livros tão bons, mas totalmente desconhecidos, que só uma mão-cheia de pessoas leu, e nunca deu feedback.

É difícil fazer a triagem  por entre os inúmeros lançamentos e o marketing feito em favor de alguns livros, e ainda mais quando, no momento de escolher uma próxima leitura,  já vamos com alguns títulos em mente, porque ouvimos ou lemos acerca deles. Mas penso que o exercício de entrar à descoberta de um título, completamente desconhecido, e deixar-nos maravilhar por ele é interessante e benéfico. Nem sempre se vai acertar, mas sempre areja as leituras e quem sabe - não estará ali um favorito da vida?

Kisses da vossa Geek