segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Um Ano com a Jodi

Livro para Fevereiro



Delia Hopkins foi criada na zona rural de New Hampshire pelo seu pai, viúvo há 30 anos. Tem uma filha pequena, um noivo atraente e uma cadela Bloodhound que a ajuda no seu trabalho – encontrar pessoas desaparecidas. Enquanto trata dos preparativos para o casamento, Delia encontra fotografias antigas de pessoas e lugares de que não se consegue lembrar, embora lhe sejam familiares. Confusa, começa a ter flashbacks de memórias esquecidas de uma vida que não se lembra de ter vivido. Quando começa a interrogar o pai acerca das suas memórias confusas, este é preso por ter raptado a filha aos 4 anos. Andrew confessa ter fugido com Delia (na altura chamada Bethany) e ter começado uma nova vida longe da sua mulher. A vida de Delia fica virada de pernas para o ar. Como é que ela pode recuperar um passado que nunca teve? 


Já sabem: para participar, basta comentar aqui ou nos vídeos da Isaura ou da Dora.

Kisses da vossa Geek

domingo, 14 de janeiro de 2018

Classificar livros....
o inferno pessoal de qualquer livrólico



Ao rever o meu ano de leituras no Goodreads, apercebo-me que é algo que, realmente, é duvidoso. Tirando gostos pessoais à parte, mesmo nos livros que lemos em comum, temos visões diferentes.

Cada um de nós - e por isso, as leituras conjuntas são muito interessantes - retiramos coisas distintas do mesmo livro. Podemos todos dar a mesma classificação - as famosas "estrelas" - mas podemos dar, considerando aspectos diversos.
Vou referir a minha classificação do livro Mulherzinhas. Li faz quase 10 anos, ou seja, já li bem adulta, não me impressionou por aí além. Mas dei 4 estrelas. Consigo ver o valor da obra enquanto clássico juvenil, que já li tarde, e consigo ver o valor da escrita e da mensagem intrínseca do livro. Mas para mim, foi uma história branda e muito moralista, para dizer as primeiras coisas que me ocorrem na mente.
Já classifiquei experiências de leitura como A Rapariga no Comboio. Não se pode dizer que é uma obra de arte, mas o facto de me ter impelido pelas páginas fora mereceu-me 5 estrelas. Sendo franca: será que se me pedissem uma recomendação de leitura, o recomendaria, assim às primeiras? Não. Porque não considero que seja um livro particularmente bem escrito. Apenas bem engenhoso, com uma trama interessante. Só recomendaria a um aficionado de thrillers.

Dou por mim a pensar que seria melhor classificar os livros a "frio". Classificamos os livros quase no minuto em que os acabamos de ler, quando a experiência de leitura e os pormenores estão frescos na nossa mente. Mas, e depois de um mês? 6 meses? Será que voltaríamos a dar as mesmas classificações? O livro persistiu connosco nesse tempo todo? Possivelmente não. Muito poucos têm essa qualidade de persistir e são esses que se transformam, se não em livros da vida, pelo menos em favoritos.

Tal como no ano passado me desafiei e não pus número de livros a ler no Goodreads, este ano vou fazer algo neste sentido. Irei dar os livros como lidos, mas não irei logo classificar. E vamos ver se saem classificações mais de acordo com o que realmente me fica dessa leitura.

E vocês - já mudaram classificações de livros só porque já não concordavam com elas?

Kisses da vossa Geek